terça-feira, 31 de março de 2009

Revolução Industrial

Um fator, também, importante para a expansão do capitalismo foi a Revolução Industrial, que permitiu a fabricação de produtos em massa e, portanto, a venda (também em massa). Mas afinal o quê foi a Revolução Industrial?

            A Revolução Industrial nada mais foi do que a industrialização da Inglaterra (e depois a de outros países), mas porque a Inglaterra se industrializou, e porque o primeiro país a fazer isso?

            A Inglaterra se industrializou primeiro, pelo acúmulo de riquezas por parte da burguesia (pirataria, tráfico de escravos, colonização, exploração dos camponeses etc.), o que permitiu o investimento em máquinas e em fábricas. Como na época o governo era uma monarquia os burgueses não deviam satisfações ao rei? Deviam, mas eles notaram que eles eram ricos, e podiam (na cabeça deles) tudo. Porque obedecer a ele? Os burgueses chegaram até a matar o rei (Carlos I), por causa disso e por questão religiosa (mas não vamos entrar nesse assunto).

            As fábricas precisavam de trabalhadores, o que não era um problema, com a queda da mortalidade, e o êxodo rural, ocorreu o crescimento demográfico, o que ofereceu trabalhadores. Um novo aspecto da fabricação de produtos era de que antigamente a fabricação de uma coisa, era feita por uma pessoa só, agora cada pessoa fazia uma etapa (a partir daqui começou a ser usada a esteira), o que acelerava o processo e a quantidade de produtos produzidos. Com mais produtos, e cada vez mais rápida produção, a venda era maior o que trazia lucro. Peraí, como eram muitos trabalhadores a mão de obra não era cara? É sobre o que falarei a seguir:

As condições de trabalho

            Os trabalhadores das fábricas tinham: salários baixos, trabalhavam de 16 a 18h por dia, não tinham férias, e descanso uma vez por semana era piada eles foram ficando revoltados, isso foi um dos fatores que os levou ao LUDISMO. O Ludismo aconteceu pelas condições de trabalho e a substituição de trabalhadores por máquinas, os revoltosos, com tudo isso, invadiram as fábricas e saíram quebrando o barraco (literalmente). Nessa revolta máquinas foram perdidas, e infelizmente vidas (de trabalhadores) também.

            Essas condições de trabalho também levaram também a outra coisa, o surgimento de favelas. Com os salários baixos, os trabalhadores, que lá viviam foram levados a prostituição e a marginalidade.

Transporte

            Os produtos produzidos não eram produzidos a toa (quanta produção numa frase só), e precisavam ser transportados, ou a cidade mais próxima ou a outras cidades. O meio de transporte mais rápido, na época, era o trem. As viagens eram longas e, como qualquer ser humano não é de ferro, quem estava no trem precisava fazer necessidades básicas (urinar, defecar, comer...) foram criados “pontos de parada". Neles tinham banheiros, lugar para comer etc., e como ninguém ia descer do trem e ia limpar o banheiro, e fazer sua própria comida, pessoas foram designadas para ficar e coordenar isso. Mas para isso era preciso que essas pessoas morassem lá, e elas não iriam querer viver num fim de mundo, sem hospitais, sem casas, sem vizinhança etc. A partir desses “pontos de parada” foram nascendo cidades.

Pedro Otávio Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário